domingo, 30 de outubro de 2011

GP da Índia - Jaypee 2011


Caros amigos!

Depois de não postar sobre o GP da Coréia estou de volta. Não escrevi pois não tive a menor animação de escrever nada depois da terrível perda do Dan Wheldon na Indy e do Simoncelli na Moto GP. No fim de semana na Índia, muitos pilotos prestaram homenagens ao Wheldon e ao Supersic.

 Homenagem de Jenson Button para Dan Wheldon
 

 Homenagem de Jarno Trulli para Simoncelli

Nos treinos tivemos o obvio, Vettel na pole position. Será que alguém pode com esse garoto? Acho que esse ano não, acho que o vice do Button será chegando em segundo.

Na corrida, uma largada tumultuada, com toques, o Rubinho perdendo o bico, o Koba abandonando, o Trulli também tocando, uma verdadeira confusão. Por outro lado, uma excelente largada do Bruno Senna e do Schumacher, olha que desde a volta eu não vejo o alemão andando tão como nos velhos tempos como de Spa para cá.

 Lá vem eles!

Uma corrida com muitas ultrapassagens e alternativas, o Button segurando bravamente o Webber e o Vettel, só na tranqüilidade, abrindo, o Massa pressionando o Alonso, mas é para inglês ver. Falando em Massa e inglês, mais uma vez o Felipe e o Lewis se pegaram pela pista, está parecendo até uma atração irresistível... novamente vou discordar da narração oficial da prova, o Felipe precisa ter mais calma, o Hamilton colocou lado a lado e por dentro, quando foi nos freios para fazer a curva o brasileiro veio como um touro louco para cima e bateram. Esse tipo de manobra, viu Massinha, é para um Nelson Piquet, como no GP da Autrália em Adelaide de 1990 onde ele executou com maestria em cima do Nigel Mansell, mas o normal seria contornar por fora e tentar recuperar na próxima tangência. Acho que o Felipe precisa ter mais paciência, ele tinha errado dando a chance de ser ultrapassado e, Lewis Hamilton, é dos caras que não afinam para ninguém, logo, é melhor ser mais inteligente e não forçar tanto a barra, como dizia Fangio: “nem sempre o carro mais rápido ganha a corrida”.

 A dupla explosiva - Massa e Hamilton

Destacar a vitória do Vettel já virou algo corriqueiro, sem mais. Button em segundo e Alonso em terceiro também. Já, Webber em quarto, não, a performance está muito abaixo do esperado.

Permito-me destacar um veterano, Michael Schumacher, largou em décimo primeiro e terminou em quinto, tomando a posição do companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, ao melhor estilo do alemão, voltas rápidas antes de depois da parada para trocas de pneus.

 Michael Schumacher e sua Mercedes

Outro destaque, foi a presença ilustre do genial Rowan Atkins, o Mr Bean, nos boxes da McLaren, e a sua reação caricata após o acidente entre o Massa e o Hamilton, bem conhecida dos fãs do personagem.

Para finalizar, Bruno Senna. Fez uma grande largada, uma boa corrida e uma estratégia desastrosa. Parece que as coisas estão ficando complicadas para ele. Particularmente, eu torço para que ele supere as expectativas, se mantenha na F1 e consiga uma trajetória digna do nome. Mas acho que pode pintar outro brasileiro na Lotus ano que vem.

 Festa dos vencedores!

É isso, até Abu Dahbi

domingo, 9 de outubro de 2011

GP do Japão - Suzuka 2011

Caros Amigos!

Fim de papo, 2011 já terminou, pelo menos no que diz respeito ao campeonato de pilotos da F1. Na verdade ele já está definido faz tempo em prol do genial Sebastian Vettel, sim, genial!!

 Sebastian Vettel, o nome do ano!

Nos treinos, apenas uma surpresa, Kobayashi largando em sétimo, os demais como de costume, Vettel na pole novamente. Bom treino do Bruno Senna.

Na corrida uma largada até conturbada com o Alemãozinho jogando o carro para cima do Button, com uma péssima largada do Koba e outra do Senninha. As Force Indian largaram muito bem assim como o russo Petrov (que alguns acham a nona maravilha do mundo, eu acho um piloto normal e só!).

 E lá vem eles! E o Button na grama...

Meu destaque vai para um piloto regular, com direção suave e precisa, um verdadeiro “Lord Inglês” no volante, Jenson Button. Ele está fazendo um belo campeonato, vencendo corridas, como a apoteótica em Montreal e é forte candidato ao vice-campeonato.

 Jenson Button

Outro destaque é o Bruno Senna, como já falei, ele parece ser um cara muito legal, gente boa mesmo! Vai muito bem na classificação, mas na corrida se enrola todo, não pode, não tem desculpa, tem que se impor, não pode levar chega pra lá, cair para 19º e passar várias voltas colado na Lotus do Kovaleinen e não conseguir passar. Já mencionei isso aqui, a F1 é para leões que chegam e tomam seu espaço na PORRADA! Cordeirinhos vão ficar sempre para trás e choramingar enquanto dão desculpas esfarrapadas.

 Bruno Senna

Outra vez o Massa acabou se engafinhando com Hamilton, bom, sim o Hamilton é dos leões que não tomam chega pra lá, ele dá. Sim, concordo que ele foi para cima do Massa, porém, o que o Macarrão tem na cabeça de tentar passar naquele ponto e por fora? Tem que ter paciência, esperar, entrar colado na reta, usar asa e kers e pronto. Ele mesmo tomou duas ultrapassagens assim. E outro ponto, já disse, o Felipe precisa procurar outro time, a Ferrari não é mais para ele.

O destaque principal não poderia deixar de ser para o gênio, o fenômeno, Sebastian Vettel, ele foi, simplesmente, absoluto durante o ano todo! Claro que não seria tão fácil sem outro gênio, Adrian Newey, mas o Webber tem o mesmo carro e... Faltam quatro provas, faz tempo que não temos um campeonato com tamanha soberania de um piloto. Vettel é o mais jovem bi-campeão da Formula 1, e já pinta como o mais jovem tri-campeão, pois, para a próxima temporada, nada muda, mesmos pilotos nas equipes de ponta, logo, minha conclusão pode não ser tão absurda, a não ser que a McLaren acerte um foguete. Não acredito na Ferrari.

 Festa para o Campeão!

Por fim, parece que Rubens Barrichello está sentindo que sua hora está chegando, sua aposentadoria está perto e os seus desempenhos mostram um certo abatimento. Mas faz parte, e é melhor do que ficar se arrastando dentro de um carro de uma equipe ultrapassada que sobrevive na atual F1. Que não me faça a besteira de ir para uma Virgin da vida. Vá correr umas Indy 500 ou até uma temporada por lá, ou umas provas na Nascar. Mas a vida dá voltas, quem sabe, ele não consiga uma proposta e continue. Que venha o melhor para ele!

 Rubinho, aposentadoria?

Vettel, Vettel e Vettel, esse é o nome da F1!

 Festa da Red Bull, com Horner, Vettel, Newey e... Jackie Chan?!?!?!? 

Vettel, bi-campeão de F1

Até a Korea!