Prezados colegas, depois de longos anos sem fazer isso, estou novamente escrevendo sobre Fórmula 1.
A temporada 2010 já começou, juntamente, com os testes de Fevereiro, ainda tímidos sem todas as equipes mostrando suas armas e não sabemos as reais condições em que as equipes estão fazendo seus melhores tempos.
O que noto logo de início é que Ferrari, Sauber, Mercedes e McLaren, aparentemente, nasceram bem, mas ainda eu prego muita cautela em prever um favorito e devemos ficar atentos a Red Bull, com Adrian Newey e Sebastian Vettel que podem aprontar para cima dos demais concorrentes. Porém, só vamos saber mesmo o poder real de cada um no início do campeonato no final de semana da estréia.
Ferrari e McLaren apostaram em duplas fortes, se deixarem brigar abertamente eu acho bom, mas não é o que vemos nesses últimos anos. As demais apostam na mescla da experiência com a juventude.
Outro aspecto que me chama atenção são as quatro novas equipes, onde Virgin e Lotus parecem estar na frente já que a Campos está negociando sua sobrevivência e a USF1 com o cronograma atrasado.
Quanto às estréias dos novatos brasileiros, eu aposto mais no Lucas Di Grassi, que mostrou muito talento nas categorias de base por onde passou, já o Senninha eu ainda tenho cá minhas dúvidas, não foi campeão nas categorias de base, não negociou muito bem sua entrada na categoria, enfim, não parece mostrar um prognóstico muito favorável. Que fique bem claro que o que eu falei dos dois não quer dizer que vão ou não dar certo, muitos pilotos que ganharam tudo não vingaram e alguns poucos que não ganharam nada surpreenderam.
Dos brasileiros “veteranos” o Felipe Massa é o que tem maiores chances de título, pois está numa Ferrari, apesar de que, ser companheiro de Fernando Alonso não é nada, mas nada fácil. Já nosso querido Barrichello vai completar a sua maioridade na F1, 18 anos, e vem numa aposta em uma equipe que já foi muito vencedora, mas agora amarga um jejum, eu vejo com bons olhos essa união, pelo menos em médio prazo.
Não poderia deixar de lado, claro, o assunto mais relevante dessa temporada de 2010, a volta do gigante Schumacher. Mesmo com Alonso, Hamilton e outros, eu ainda o considero o grande piloto, com a grande capacidade de pilotar e administrar as coisas dentro da F1, e junto ao grande Ross Brawn, aposto que vai dar samba, título, é outro papo, mas bons frutos vem por aí. Ah... o Rosberg Jr. teve muito azar.
Para terminar o único palpite que eu dou é que devemos ver uma ótima temporada com várias equipes e pilotos brigando pelo título. As mudanças na regra eu vejo com bons olhos, pois agora não basta pisar fundo, tem que saber administrar uma corrida, como nos bons e velhos anos 80.
Que venha 2010 e que seja uma temporada das mais disputadas!!!
Até breve!