GP da Itália – Monza
Monza... hum... minha pista favorita, o templo, veloz, curvas de alta e ultrapassagens o tempo todo! Ultrapassagens? Ah, desculpe estava relembrando os GPs de Monza na década de oitenta. Diferente das minhas outras colunas, essa eu inicio com um tema que é de vital importância para nós, fãs de F1. Domingo ficou nítido que a FIA precisa trabalhar para mudar de forma profunda a estrutura dos carros da F1, é frustrante ver um Alonso balançar a frente de sua Ferrari toda vez que chegava mais perto do Button na entrada da Parabólica, a exclusiva dependência aerodinâmica dos carros está estragando o espetáculo. Outro fator que tem que ser revisto, se é obrigado trocar de pneus para usar os dois compostos, que o mole seja realmente mole e o duro seja muito duro, que altere profundamente o rendimento dos carros, se não, pra que trocar? Só pela estratégia de boxes? Então obrigue a trocar independente de composto. E porque não liberar a obrigatoriedade, dois compostos completamente distintos deixariam as corridas emocionantes. E um ultimo fato, precisa limitar ainda mais os tanques dos carros, notem que até agora ninguém ficou a pé por pane seca. Pois é, limitando, as estratégias seriam mais pensadas (não somente sentar o pé que está ok), forçaria também o desenvolvimento de motores com consumo melhor, que em tempos de ecologia seria excelente!
Largaram!
Quanto a corrida, bela vitória do Mr Mandraque (desculpem eu procuro ser imparcial, mas em relação ao Alonso eu não consigo), a Ferrari demonstrou que tem um carro veloz e com motor forte, McLaren muito próxima, eu ainda acho que se o Button tivesse bem menos asa ia disparar, mas, ao contrário do que afirmou o narrador a prova toda eu não vi reinvenção nenhuma na forma de se ganhar em Monza. A Red tem um carro muito melhor em pistas mais sinuosas, onde mostra todo o real poder do mago da aerodinâmica.
Fernando Alonso
Jenson Button
Lewis Hamilton perdeu a chance de abrir boa vantagem no campeonato, em uma prova como Monza, paciência na largada é bom, pois, pontos de ultrapassagem não falta, agora, precisa ter peito para fazer isso, devido ao problema que eu escrevi no primeiro parágrafo, mas o Lewis é dos poucos que tem.
Quanto aos brasileiros, o Massa fez, como de costume, uma corrida burocrática, não atacou seu companheiro, se contentou com o terceiro lugar. O Rubinho fez o que pode com sua Williams, mas pela prova do seu companheiro, o Hulk, a equipe mostra evolução, eu, particularmente, torço para que ela continue em 2011. O Di Grassi pouco se viu na prova (ah, Galvão, é Di Grassi e não Desgrassa – que feio isso seu Bueno!) e o Bruno Senna foi ainda menos visto.
Dessa vez pouco ou nenhum destaque, foi uma prova bem normal para um GP de Monza. Só o fato da Ferrari ter entrado na briga. Tudo pode acontecer no campeonato.
Sebastian Vettel
Para terminar, o que o Galvão tem contra o Vettel? Será que ele andou apostando nele para ser campeão nas casas de apostas da Europa? Eu não sei o que o alemãozinho fez de tão ruim assim para ele pegá-lo para Cristo, muito pelo contrário acho um dos personagens positivos da temporada, não é burocrático, vai para a briga, faca nos dentes e seja o que for. O que eu adorei é que e estratégia de parar na penúltima volta deu certo, calando o narrador. Repito personagem positivo da temporada ao lado do Kubica, Barrichello, Kobayashi e Hamilton.
Robert Kubica
Desculpem pelo post não muito animado, mas é dose ver Monza ser maltratada dessa forma.
Até Cingapura!!