segunda-feira, 25 de outubro de 2010

GP da Korea - Yeongam


Amigos, me desculpar, mas uma gripe daquelas e uma certa má vondade – depois de saber o resultado da prova – me fizeram não assistir ao GP. Mas também 4 HORAS DA MADRUGA NINGUÉM MERECE!

Então vou me limitar a comentar o aspecto da classificação do campeonato.

Don Fernando Alonso líder do campeonato. Bom, isso só comprova que o jogo de equipe prevalece em detrimento ao verdadeiro espírito esportivo. Eu não tenho nada contra o Alonso – apesar de não gostar da sua forma de portar em relação ao esporte – mas ainda sou dos que não acredita ser necessário expor um competidor a tal vexame como a Ferrari o fez com o Barrichello e o Massa, pois nem Schumacher nem Alonso são pilotos que precisem de ajuda para conquistar um campeonato.

Não, eu não acho que o campeonato está decidido porque a Red ainda tem o melhor carro e Hamilton é o dos melhores pilotos que está na F1.

Mas a Red Bull mostrou espírito esportivo, pois, segundo comentaristas, o Vettel é o preferido da equipe e, nem assim pediu para o Webber dar passagem. Os dois se envolveram em um acidente ao brigarem pela liderança de uma prova, muitos criticaram a equipe por isso, mas eu aplaudo de pé! Como eu acho que valeu muito mais aquela perda de campeonato da Williams em 86 para o Prost, depois dando a volta por cima em 87, do que vencer sem espírito esportivo.

E, aproveitando o assunto, faço aqui uma critica aos que valorizam apenas os vencedores na F1. Essa forma de pensar é pequena, e ridícula, ser campeão de F1 é uma aliança de vários fatores difíceis de combinar. Tivemos a GRANDE sorte de termos Fittipaldi, Piquet e Senna, praticamente, em uma seqüência. Vejam como é absurdo esse pensamento “vitorioso” que sempre trataram aqui a Fittipaldi Copersucar como piada, no qual deveríamos aplaudir de PÉ, pois nada lá foi piada, foi sim uma ousadia de dois grandes nomes do automobilismo brasileiro, que obteve pouco sucesso, mas isso faz parte da vida. O mago dos projetos, Adrian Newey, trabalhou na equipe dos Fittipaldi, só como exemplo, entre outros grandes profissionais.

Sei que fugi do assunto, mas voltando para 2010, é difícil apontar um favorito, ainda que o campeonato esteja em seu final, mas que as chances do Alonso ser campeão são grandes, são!

Até nosso templo sagrado da F1, Interlagos!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

GP do Japão – Suzuka


Vou iniciar o post sobre o GP do Japão com uma frase: domínio avassalador de Sebastian Vettel. No treino e corrida o piloto alemão foi perfeito.

 Vettel e suas "Asas"

Nos treinos eu não destaco mais nada além do piloto da Red Bull. Uma pequena evolução da Williams, em treino, os demais nada para se destacar. Ah, sim, o Klien não andou então o Senninha não passou vergonha.

Na corrida uma largada digna de espetáculo. O Petrov fez a coisa ficar russa, tanto para ele quando para o Hulk, e, Galvão, não era óleo que saia da Williams, quebrada a suspensão, o carro bate no asfalto “lixando” a parte de madeira do assoalho soltando aquela “fumacinha” amarela, mais conhecida como serragem. O Massa tentou fazer uma ultrapassagem espírita no Rosberg e acabou sendo colocado para fora, perdendo o controle e atropelando o Liuzzi (não Luizzi como narrou o imortal do microfone), falando no narrador, ele bradou alto que o Schumacher tinha colocado o Massa para fora, acho que está precisando de óculos ou um pouco mais de boa vontade e menos torcida na hora de trabalhar.

 Largada! E lá vai o Petrov, notem a serragem do carro do Hulk.

Impressionante a falha da Renault e Mercedes em não colocar seus pneus de forma correta. Azar do Kubica, que tinha tudo para fazer uma excelente corrida, e do Rosberg que vinha segurando o Schummy à muitas voltas.

Dos brasileiros, realmente pouco a destacar, Rubinho em uma grande fase, mas seu ritmo de corrida não foi o mesmo dos treinos. O DiGrassi, pelo amor de DEUS, além de ter um carro horroroso ainda tem um azar danado. O Massa está aguardando ano que vem e o Senna, olha, sei que a imprensa está com uma boa vontade com ele ENORME, o que não teve com o Nelsinho (de forma errada pois esse TEM talento), mas não dá! Tanto carro quanto piloto não ajudam, ele tomou um baile do Klien e já não está sendo tão mais rápido que o Yamamoto, para mim, estão forçando uma barra desnecessária com ele, seria melhor ser realista. Ele andar no carro do tio é um sacrilégio! Desculpem a sinceridade, ele pode dar a maior sorte do mundo e ir para uma equipe grande, mas se isso ocorrer será por jogada de marketing, tem muitos pilotos que merecem mais estar em uma Ferrari, McLaren ou Red do que ele.

 Bruno Senna e sua charrete.

E um deles é o destaque da corrida ao lado do Vettel, que piloto sonhava ser comediante (!!!!!!), chamado Kamui Kobayashi. Simplesmente espetacular e eficiente! Cansou de ultrapassar os adversários dando o bote como uma raposa. A ultrapassagem dele na Toro, por fora, foi coisa de louco! E com o carro danificado ainda continuou andando rápido chegando na ótima sétima posição, ganhou nada menos que sete posições em relação a largada. Esse sim merece uma chance em um time grande, não está lá por ter levado dinheiro, ou ter uma montadora por trás e nem nome. Não seria exagero ele sentar em uma Red, McLaren ou Ferrari. Tem talento para isso.

 Koba e sua Sauber BWM-Ferrari

 Koba ao lado da bandeira Niponica, grande corrida!

Campeonato chegando na reta final. As McLarens precisam de milagres para ganhar, Red em um momento espetacular, e Alonso tem a sorte de poucos. Espero que seja decidido em Abu Dhabi. Vamos ver e esperar.

 Vibra Vettel!

 Festa da Red! O Webber está tão real na foto! kkk

Até a Korea, sim escrevi assim mesmo.