domingo, 28 de agosto de 2011

GP da Belgica – Spa Francorchamps 2011


Caros amigos!

Depois de um mês sem F1, cá estou de volta para comentar esse GP espetacular, da Bélgica, e dá gosto de assistir essa nova fase da F1.

Nos treinos uma circunstância inusitada – chuva – com pilotos de ponta ficando para trás como Button e Alonso. Por outro lado, o Bruno Senna foi muito bem em sua volta com um sétimo lugar e o Felipe também merece destaque por um espetacular quarto.

 E lá vem eles!

Na corrida, uma largada tumultuada com o Bruno perdendo o ponto de freada e tirando o Alguersuari da prova e jogando a própria corrida pelo ralo, eu gosto do Bruno, mas tenho cá minhas dúvidas quanto ao seu talento. Uma excelente largada do Koba e uma espetacular do Schumacher, passou em décimo quarto ao final da primeira volta.

Falando no Koba, hoje ele se envolveu em um acidente forte, onde ele tirou por fora no final da reta e o Hamilton acabou tocando no seu carro, saindo da pista e batendo forte. Infelizmente terminou mais cedo a corrida do Lewis e a do Koba acabou prejudicada por parar nos boxes com o safety car na pista, mas, para felicidade o inglês não teve maiores problemas com o acidente, o mais importante foi a declaração do Hamilton depois de ver o replay: “Depois de assistir o replay, eu vi que foi 100% minha culpa. Eu não dei espaço suficiente para o Kobayashi que pensei ter dado. Me desculpo com o Kamui e com o meu time.”. Resolvi colocar essa declaração pois, o narrador deixou claro que achou o japonês  culpado, ou o narrador persegue pilotos ou ele é completamente sem noção... 

Falando em McLaren, Jenson Button fez uma corrida de encher os olhos, conseguiu um pódio muito merecido, pois soube preservar os pneus (críticos para todos os pilotos) e ser rápido o tempo todo até conseguir superar Alonso e sua Ferrari.

 Button superando o Massa

Mas corrida espetacular mesmo fez Michael Schumacher, completando 20 anos de sua estréia na F1, nesse mesmo GP da Bélgica, o alemão só não fez chover, largou de forma magnífica, superou os adversários na pista e chegou em quinto lugar depois de ter largado em ULTIMO. Essas coisas que não se vê em todas as corridas, fantástico! Para coroar a comemoração dos 20 anos.

 Michael Schumacher

Como não poderia deixar de destacar, Vettel preciso, sem erros, bela estratégia e mais uma vitória no ano, ampliando, ainda mais sua vantagem na liderança. Na minha opinião, não perde o Bi.

 Mark Webber e duas "Asas"

Outro destaque para Mark Webber, largou mal, andou bem com pneus médios e conseguiu uma bela dobradinha para a Red Bull.

 Vettel e sua Red Bull, mais uma vitória

Brasileiros, prefiro não comentar sobre eles nessa corrida, muito fraco. O que eu prefiro falar é sobre a estrutura do automobilismo mundial. Sabe quando vamos ter outro Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna? Quando o automobilismo nacional passar a investir em quem tem TALENTO e não dinheiro ou sobrenome famoso. Coincidir que um favorecido financeiramente tenha o mesmo talento nato de um outro qualquer é muito raro, combinar talento e nascer rico é algo difícil, não acham? Imagina se os empresários locais não tivessem apostado no jovem alemãozinho chamado Schumacher? Ou a McLaren não ter investido num outro piloto fenomenal chamado Hamilton? E o Koba? Que é filho de um dono de um restaurante japonês!!! Enquanto isso... por aqui... 

Para terminar, um outro ponto. Se a F1 investir em circuitos majestosos como Spa, Monza, como era Hockeinhein, Interlagos (o antigo era melhor), as ultrapassagens viriam aos montes. Deixem pra lá os circuitos pragmáticos!!! 

 Bela imagem de Jenson Button em um circuito não pragmático.

 Festa merecida aos vitoriosos! Dobradinha das Asas!

Até Monza!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

GP da Hungria - Hugaroring 2011

Caros Amigos!

Mais um GP da Hungria, 25º da história, se não me engano. Hungaroring me faz lembrar de 1986, e aquela espetacular ultrapassagem do Nelson Piquet na curva 1, por fora no Ayrton Senna. A manobra foi classificada pelo gênio, Jackie Stewart, como: “foi como fazer um looping com um Boeing 747”. Mas o melhor de tudo isso, é ter visto isso AO VIVO.


Nos treinos o equilíbrio que se dá no momento atual do campeonato, com Vettel arrancando mais uma pole no ano mas, seguido de perto por Hamilton e Button. A boa surpresa foi a quarta posição de Massa, na frente do Alonso. E o Rubinho, mantendo a média...

Na corrida, uma largada com pista úmida, o que fez da mesma muito movimentada, azar do Massa que ficou encaixotado, fazendo perder algumas posições. Vettel manteve a ponta com Hamiltom e Button atrás. As primeiras voltas foram bem agitadas com as Mercedes tomando a frente das Ferrari e posteriormente as perdendo, mas vendo caro as posições.

 E lá vão eles!!

Ao longo da prova o que se viu foi uma grande movimentação, ultrapassagens, rodadas, escapadas e até a Renault do Heidfeld pegando fogo!

Hoje o Hamilton deu uma de Mansell mais uma vez, liderava, rodou, voltou perigosamente, foi punido, partiu para uma estratégia errada e acabou na quarta posição, saiu no lucro por tudo que aconteceu, mas vale ressaltar que, o Lewis anda demais!

 Roda a roda, disputa espetacular! Hamilton e Vettel

O Alonso também teve um dia movimentado, escapou algumas vezes, também fez uma estratégia meio equivocada, mas como tem um “largo” do tamanho da Lua, acabou indo ao pódio. Seu companheiro de equipe teve uma bela e movimentada prova, ultrapassou o Rosberg três vezes, mas acabou ficando em sexto lugar, o Felipe está andando bem porém, falta uma certa dose de sorte.

O grande destaque foi o vencedor, Button, venceu uma corrida com a sua cara, errou menor, aproveitou de uma estratégia vencedora, soube poupar seu equipamento e venceu com sobras seu segundo GP no ano. Foi assim que ele se sagrou campeão do mundo em 2009.

 Button, o grande vencedor!

E o Vettel segue ainda mais líder com esse belo segundo lugar. Grande corrida também!

Uma bela corrida, das que dá gosto de se ver!

 A McLaren incentiva a esportividade, deixa seus pilotos brigarem por posição.

Como disse Galvão, o Chatão, a F1 entra de férias e daqui um mês retoma com o GP de Spa-Francorchamp, um dos últimos templos sagrados do automobilismo na atual F1.
 Festa dos vencedores!