segunda-feira, 29 de março de 2010

GP da Austrália – Melbourne


Como de costume vou iniciar pelos treinos.

A classificação mostrou uma certeza no momento, Vettel + Red Bull = Mais rápido, com o Webber e Alonso bem perto. A surpresa foi Hamilton fora do Q3.

Na corrida, largada com pista molhara, úmida é um termo melhor, tornou tudo mais interessante, ainda mais depois que o Button deu um toquinho no Alonso, tirando também o Schumacher na primeira curva.


Alonso veio em uma corrida de uma recuperação fantástica, assim como Hamilton largando mais no pelotão do meio e logo estando entre os primeiros. Com a pista secando é que ficou muito mais interessante, com Button fazendo a troca antes de todos, o que foi crucial para sua vitória que, confesso, me surpreendeu muito! Claro que o problema com Vettel também ajudou demais, não sabemos o que realmente ocorreu, pode mesmo ter sido freios, como ele disse, não vou contrariar, se falou está certo! Quanto ao Vettel eu acredito que ele vá superar esse “azar” que o cerca e vai chegar para a briga em breve.


Em minha opinião, os brasileiros fizeram ótimas, mas burocráticas, corridas. Pelo que noto Felipe com problemas de acerto em sua Ferrari e Rubinho com as limitações da Williams, quando aos demais, desculpem, mas estão sem comentários!

Outro personagem que eu não posso deixar de destacar é Robert Kubica, grande corrida de um grande piloto, só discordo da narração que colocaram ele como o tipo de piloto que é bom, mas está em boas equipes em momentos errados, isso dá entender que ele não será campeão como o Stirling Moss, ora, ele está no seu quarto ano de F1, quantos anos o Button levou para ganhar o seu título? Eu acho que está na hora do narrador pensar mesmo em uma aposentadoria, está difícil!



Mas voltando ao assunto, chegar em um segundo lugar na frente das duas Ferraris, Mercedes e Red Bull e de uma McLaren é para poucos, ainda mais com um carro limitado como o Renault. Alguns pilotos que se cuidem porque é natural e inteligente, equipes de ponta, olharem para o talento de Kubica com ótimos olhos!

Fernando Alonso e Lewis Hamilton deram show! Só esqueceram de avisar o Webber que, para pilotar, é melhor usar lentes corretivas de problemas oculares, e com uma Red Bull, chegar em 9°?? O banco da Red deve estar queimando...

Eu não tenho dúvidas que essa foi a melhor corrida de muito tempo, mas ela teve fatores que favoreceram isso, como, pista molhada no início, a troca dos pneus e com isso não obrigatoriedade de usar dois compostos distintos, pois os primeiros trocaram apenas uma vez – e no início da prova – os pneus, isso favoreceu chegarem na posição. Eu acho que é para a FIA pensar em abolir esse papo de obrigar andar com dois compostos. Que mal tem um piloto fazer a corrida toda sem trocar pneu? Segurança? Isso já foi feito com muita segurança. Voltamos ao não reabastecimento, porque obrigar os pilotos a pararem para trocar o composto do pneu?

Para terminar, só tenho a agradecer aos pilotos pela ótima exibição!


E onde está o Hamilton?!?!?!


Kubica e Petrov, viu Hamilton!

Até a Malásia!

domingo, 14 de março de 2010

GP do Bahrein


Bom, agora sim! Início de temporada na F1, para quem é viciado nela, é hora de aproveitar e curtir a nova temporada.

Iniciando pelos treinos classificatórios – eu não vou comentar treino de sexta porque nem sempre representa a realidade para os GPs – eu achei a pole do Vettel muito boa, isso mostra que ele é um piloto extremamente talentoso e tem tudo para ser um grande campeão. Gostei muito do treino do Felipe, classificou na frente do Alonso e na primeira fila, mostra que está ótimo para 2010, pelos comentários colocam-no no mesmo nível do espanhol, eu acho que não, não sei se o limite do Massa é esse, mas se quiser vencer o companheiro terá que melhorar, mas é detalhe. Destaque também para a classificação do Kubica e do Sutil entre os dez melhores.

Quanto a corrida eu confesso que esperava mais emoção, mas isso pode ser questão de tempo até as equipes absorverem esse novo regulamento e tirar o melhor que se pode dele.
A vitória de Alonso foi relativamente tranqüila, ganhou a segunda posição do Felipe na largada e contou com um problema na Red Bull de Vettel para ganhar a primeira posição, aposto que se não fosse pela perda de rendimento o alemão teria vencido, mas corrida tem dessas, vale um destaque para ele, pois mesmo com problemas ainda garantiu a quarta posição.

Dos brasileiros, o Massa foi muito bem, fez uma corrida tranqüila e garantiu o segundo lugar, conhecendo a Ferrari só mesmo um problema para tirar uma vitória do piloto que está na frente, e essa é a grande questão para o Felipe, tem que fazer de tudo para estar na frente do companheiro no final das corridas, o que não é fácil, mas é a única forma de conquistar alguma coisa. O Rubinho fez uma boa corrida com as possibilidades que tem, infelizmente eu vejo que o trabalho dele na Williams deve ser mais em médio prazo, talvez para 2011. Quanto ao Senna e ao Di Grassi é difícil, terão um ano terrivelmente complicado, as equipes mesmo melhorando muito ainda ficam atrás das demais.

Algumas coisas me chamaram atenção, o campeão Button tem que melhorar muito ou vai passar o ano todo tomando um banho do Hamilton – que eu considero um excelente piloto e tem uma estrela tremenda – e isso não será nada interessante para ele, e uso o mesmo pensamento para o Webber. Vi um Schumacher bem quietinho, eu estou certo de que a readaptação não é fácil, mas aposto que em breve ele estará andando o que se espera dele e apostem que ele já sentará com Ross Brawn para direcionar o desenvolvimento da Mercedes. A Lotus está longe de uma performance que a coloque como a velha Lotus, mas o carro se mostra muito mais confiável que as demais estreantes, já é um passo na frente, terminando a prova com seu dois carros e um dele na frente da Toro Rosso de Buemi.

Para terminar, eu aposto em uma melhora em McLaren e Mercedes ao longo da temporada, pela corrida Red e Ferrari são favoritas, mas resta esperar para ver se esse será até o final da temporada ou não, eu torço, particularmente, para que não, pois minha torcida não é por algum piloto em específico, mas sim por disputas cada vez mais acirradas e emocionantes!

E que venha, daqui duas semanas, o GP da Autrália!

Até o próximo post!

terça-feira, 9 de março de 2010

Vai Começar!


Enfim chegou a semana de estréia da F1 2010!

Depois da apresentação dos carros e dos teste, muito se fala, muito se especula, mas a hora da verdade será mesmo sábado no treino que define o grid do Grande Prêmio do Bahein.

Nesse primeiro GP é que veremos quem realmente fez a lição de casa e estará na frente, claro que muita coisa pode mudar durante a temporada, como vimos em 09 uma Brawn matadora no início da temporada e no final uma McLaren dominando com a Red Bull bem na cola.

Muitas mudanças, Alonso na Ferrari, volta do Schumacher pela Mercedes, Rubinho na Williams, Button na McLaren, a permanência do Kobayashi na categoria pela Sauber e as estréias de Lótus (reestréia, pelo menos no nome), Virgin e Hispânia, que não andou um km antes da primeira prova, tudo isso são ingredientes para um 2010 promissor, mas como eu não gosto de aposta, prefiro esperar para ver. Como digo, tendências são tendências, a realidade nem sempre segue as mesmas.

Eu gostaria só de fazer uma observação, tem muita “Mãe Diná” falando sobre automobilismo. É aquele papo de “eu aposto nesse”, “aquele está mais motivado”, “a equipe tal mostrou força nos testes”... bom eu sou contrário a esse tipo de comentários, eu acho que tem muita coisa mais importante e informativa dentro do automobilismo do que esse tipo de abordagem. Mas... 

Para terminar eu desejo que todos se divirtam com essa temporada 2010 da F1. Que torçam muito pelos seus pilotos favoritos e equipes, mas que torçam com amor ao esporte e respeito aos vencedores, sejam quem for.

Até semana que vem com os comentários da primeira corrida do ano!

Abraços!