segunda-feira, 29 de março de 2010

GP da Austrália – Melbourne


Como de costume vou iniciar pelos treinos.

A classificação mostrou uma certeza no momento, Vettel + Red Bull = Mais rápido, com o Webber e Alonso bem perto. A surpresa foi Hamilton fora do Q3.

Na corrida, largada com pista molhara, úmida é um termo melhor, tornou tudo mais interessante, ainda mais depois que o Button deu um toquinho no Alonso, tirando também o Schumacher na primeira curva.


Alonso veio em uma corrida de uma recuperação fantástica, assim como Hamilton largando mais no pelotão do meio e logo estando entre os primeiros. Com a pista secando é que ficou muito mais interessante, com Button fazendo a troca antes de todos, o que foi crucial para sua vitória que, confesso, me surpreendeu muito! Claro que o problema com Vettel também ajudou demais, não sabemos o que realmente ocorreu, pode mesmo ter sido freios, como ele disse, não vou contrariar, se falou está certo! Quanto ao Vettel eu acredito que ele vá superar esse “azar” que o cerca e vai chegar para a briga em breve.


Em minha opinião, os brasileiros fizeram ótimas, mas burocráticas, corridas. Pelo que noto Felipe com problemas de acerto em sua Ferrari e Rubinho com as limitações da Williams, quando aos demais, desculpem, mas estão sem comentários!

Outro personagem que eu não posso deixar de destacar é Robert Kubica, grande corrida de um grande piloto, só discordo da narração que colocaram ele como o tipo de piloto que é bom, mas está em boas equipes em momentos errados, isso dá entender que ele não será campeão como o Stirling Moss, ora, ele está no seu quarto ano de F1, quantos anos o Button levou para ganhar o seu título? Eu acho que está na hora do narrador pensar mesmo em uma aposentadoria, está difícil!



Mas voltando ao assunto, chegar em um segundo lugar na frente das duas Ferraris, Mercedes e Red Bull e de uma McLaren é para poucos, ainda mais com um carro limitado como o Renault. Alguns pilotos que se cuidem porque é natural e inteligente, equipes de ponta, olharem para o talento de Kubica com ótimos olhos!

Fernando Alonso e Lewis Hamilton deram show! Só esqueceram de avisar o Webber que, para pilotar, é melhor usar lentes corretivas de problemas oculares, e com uma Red Bull, chegar em 9°?? O banco da Red deve estar queimando...

Eu não tenho dúvidas que essa foi a melhor corrida de muito tempo, mas ela teve fatores que favoreceram isso, como, pista molhada no início, a troca dos pneus e com isso não obrigatoriedade de usar dois compostos distintos, pois os primeiros trocaram apenas uma vez – e no início da prova – os pneus, isso favoreceu chegarem na posição. Eu acho que é para a FIA pensar em abolir esse papo de obrigar andar com dois compostos. Que mal tem um piloto fazer a corrida toda sem trocar pneu? Segurança? Isso já foi feito com muita segurança. Voltamos ao não reabastecimento, porque obrigar os pilotos a pararem para trocar o composto do pneu?

Para terminar, só tenho a agradecer aos pilotos pela ótima exibição!


E onde está o Hamilton?!?!?!


Kubica e Petrov, viu Hamilton!

Até a Malásia!