segunda-feira, 26 de setembro de 2011

GP de Cingapura - 2011


Caros amigos!

Esse post será um pouco diferente dos costumeiros. Comentar sobre a corrida me parece secundário diante de tanta hipocrisia que eu li por aí.

Vettel já é campeão. PONTO.

O que eu quero comentar é sobre o acidente de corrida envolvendo o Massa e o Hamilton. Primeiro quero deixar minha opinião, são dois piloto que estão em categorias de talento diferentes, há um abismo entre o talento de um e do outro, Lewis é fenômeno, o Massa é um bom piloto, só. Segundo, que é muita contradição criticar tanto o inglês, pois se nada acontece nas corridas, as corridas são chatas, se um piloto passa “por cima” de um lerdo, o cara é inconseqüente, acho que a Globo deveria encomendar uma pesquisa com os VERDADEIROS fãs de F1 para ver o que eles preferem, ver o trenzinho sem ultrapassagem ou o cara indo para cima sem medo e passar custe o que custar? É hipocrisia criticar a forma de Hamilton pilotar porque o “queridinho” dos brasileiros na F1 pilotava de forma até mais agressiva e inconseqüente. O Senna era o que? Um Lord nas pistas? Acho que não. 

 Tá aí o Hamilton furando o pneu do Massa de "propósito"...

Também é hipocrisia criticar as atitudes dos outros pilotos como o Kobayashi e o Vettel o foram, e não criticar da mesma forma quando um brasileiro faz a mesma coisa. Se não me engano, no Japão em 2008 o Felipe Massa jogou o carro para cima do Hamilton, o fazendo rodar e voltar em ultimo, e NINGUÉM falou NADA!!! Estavam disputando o título, e ontem não era disputa de NADA, apenas posição. Agora, Sr Felipe Massa, se o Sr estivesse disputando um belo campeonato, brigando por vitórias, eu até te daria razão em procurar o Hamilton e dizer: “Good Job, ahhnnn??!!”.

Pois é, eu te pergunto a mesma coisa Massa: “Good Job, ahhnnn??!!”, que belo trabalho o Sr anda fazendo na Ferrari, sempre atrás do Alonso, sempre reclamando aqui, reclamando ali, e a culpa da sua falta de competência é problema dos outros?

Outro ponto que me deixa desanimado é essa cretina insistência em querer vender pilotos brasileiros como grandes pilotos e futuros campeões. Olha, isso é propaganda enganosa, circunstancialmente pode acontecer, mas, para ser franco, não acredito. O Bruno Senna chegar em 15º com uma Renault é muita incompetência, é como ser a pior equipe, pois atrás só as novatas que ainda precisam evoluir muito para serem médias. Mas vão dizer que chegou na frente do Petrov, nossa que GRANDE FEITO! O Russo conseguiu o feito de chegar atrás do Kovalainen com a Lotus, equipe que tem ainda muito chão para crescer.

Para não ser injusto, ainda o melhor brasileiro é o Rubinho, mas está no final da carreira, no limite, não sei se ele terá um carro vencedor nas mãos novamente. Pouco provável.

Mas quanto ao campeonato, ele está sendo, inteiramente dominado pelo melhor piloto e melhor carro, ou seja, melhor conjunto, justo. Vettel Bi-campeão de F1. 

 Os merecidos vencedores

 O Vettel tem motivos para sorrir à toa!

Até o Japão!!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

GP da Itália – Monza 2011


Caros amigos!

Estou de volta para o post do GP de Monza, sempre esperado e aclamado por todos que são fãs de Formula 1.

Nos treinos Vettel fez mais uma pole, o garoto está mesmo fazendo toda a diferença no ano, claro que a Red Bull tem um carro espetacular, porém, Webber nem chega perto.

Na corrida uma largada daquelas, confusão, batidas carros importantes fora! Isso é Monza! Corridas de recuperação, ultrapassagens, alternativas e muitas disputas!

 Lá vem eles!

Vamos direto para os destaques. Vettel, já tinha dito que ele seria Bi tem alguns posts, mas o garoto é mesmo genial! Fenomenal e está impecável! E ainda fez os “tifosi” ficarem da cor da Ferrari de raiva ao ultrapassar Fernando Alonso. Merece muito e, Schummy, cuidado que pode estar pintando a quebra dos seus recordes, será?

 Vettel! Sensacional!

Destaque para a grande corrida do Jenson Button, sempre constante, buscou um sempre combativo Alonso e garantiu seu lugar no pódio. Uma curiosidade do Jenson é que ele é dos raros pilotos que chegam de mansinho na F1 e vão crescendo, teve sua grande chance e agarrou, foi campeão, agarrou a proposta da McLaren e desde o ano passado vem fazendo belos campeonatos e ganhando corridas. Mais adiante vocês saberão o porque falei isso.

 Jenson Button

Outro destaque não vai para um piloto em específico, vai para uma disputa que foi sensacional, de alto nível, Schumacher x Hamilton. Eu acho os dois pilotos fabulosos, fenomenais e com uma combatividade incrível, o alemão mais comedido, mais calculista, mas que vende muito caro uma disputa e o inglês é daqueles que enche os olhos com sua agressividade, destempero e, até, certa inconseqüência. Mas alguns “entendidos” o criticam por dar o show que o VERDADEIRO fã quer ver. Foi impressionante ver como a Mercedes anda em retas, nem com a asa aberta, no vácuo e empurrado pelo Kers o Hamilton conseguia chegar para passar, mas depois de tanto tentar conseguiu. Isso é que o apaixonado pelo esporte quer ver, e não um monte de baboseiras narradas segundo interesses de não sei quem, pior é que a imprensa “especializada” vai toda atrás dessas ladainhas enganosas.

 Schumacher X Hamilton, disputa espetacular!

Bom, vamos ao ponto onde quero chegar. Eu estou totalmente decepcionado com a imprensa “especializada” em Formula 1 daqui. Estou cansado de ler comentários tendenciosos que não retratam a verdade do esporte e criam expectativa nos “patriotas” de plantão de que vamos ter um piloto campeão ou um sul-americano qualquer. Eu também torço para o Rubinho, para o Bruno, mas nunca serei irresponsável em dizer que eles são pilotos geniais como um Vettel, Alonso, Schumacher, Hamilton ou um destemido como o Kobayashi. São bons pilotos que podem ser campeões sim, mas circunstancialmente. O grande piloto não pede passagem, chega como um FURACÃO como TODOS esse que eu mencionei anteriormente. Vettel estreou marcando pontos pela BMW, ganhou corrida com a Toro Roso, Alonso estreou na Minardi e colocava 2 segundos no companheiro de equipe e marcou pontos (feito comparado a marcar pontos com a Hispânia), Schumacher nem se fala, classificou uma Jordan em 7º em Spa (como se fizer a mesma coisa com a Lotus Malaia), Hamilton estreou com um 3º lugar e venceu a primeira corrida na sua sexta participação da carreira, Kobayashi estreou no Brasil dando um baile no Button o segurando por várias voltas e já marcou pontos na segunda corrida e NÃO herdou várias posições... e nem com todo talento tem lugar em uma grande equipe. Sabem qual foi o ultimo piloto brasileiro a fazer isso na F1? Ayrton Senna. E isso tem 28 anos, quando ele pilotou uma Toleman e fez chover! E ele, no lugar do sobrinho depois do GP de ontem, não diria que estava feliz, diria que chegou em 9º, que o objetivo dele seria correr para ganhar a próxima corrida. Quem se contenta com pouco tem pouco e acredita em estórinhas.

Não quero ser repetitivo mas PASSOU DA  HORA DE REVERMOS A ESTRUTURA DO AUTOMOBILISMO NACIONAL! Se queremos ter, novamente, campeões na F1, vamos deixar quem tem TALENTO disputar os campeonatos e ter os patrocinadores e não os que compram a felicidade com dinheiro mas tem um verdadeiro talento para ficar de papo para o ar sem fazer nada... 

 Festa dos vencedores, mas onde está o Webber?

E que venha Cingapura!