domingo, 5 de fevereiro de 2012

F1 2012, já começou!


Caros colegas!

E a F1 2012 já começou, apresentações das equipes, testes para readaptação do Kimi Haikkonen, Sutil condenado, Rubinho indo para a Indy (será?)...

Quanto ao Sutil, eu nem me aprofundei no assunto e nem quero, não tenho interesse no que os pilotos fazem na sua vida pessoal, não gosto de fofoquinha, prefiro me prender às questões do esporte.

Em relação ao Kimi, eu acho que a Lotus, ex-Renault, notou a besteira que fez ano passado trocando um piloto experiente e competente pelo dinheiro, só pegar as estatísticas de 2011 para provar o que eu falo. O ex-campeão é uma excelente contratação, até porque eu não sei o que esperar do Grosjean. Estendendo essa questão de piloto de aluguel (pois alugam equipes para correr) funciona para equipes que querem sobreviver na categoria, não para as que querem crescer e vencer, não acho que Red Bull, McLaren, Mercedes ou Ferrari recebam de seus pilotos para eles estarem lá, claro, dinheiro é importante, mas há formas que buscar investidores e parceiros.

 Kimi Haikkonen

Gostei do que vi na apresentação do carro da McLaren, segue uma linha coerente com relação ao que vem fazendo nesses últimos anos, nada de novo, manteve a dupla de pilotos e eu acredito em uma equipe forte para esse ano, se vai ser a melhor, se vai bater a Red Bull, não sabemos, resta esperar.

 McLaren MP4-27

Não gostei do que vi na apresentação da Ferrari, o carro é muito estranho, aquele degrau no bico, não sei, me parece uma tentativa desesperada de fazer algo para tentar sair do desconforto de, nas últimas duas temporadas, ter desenhado carros ruins, salvos por Alonso o levar nas costas e conseguir algumas poucas vitórias. Claro, pode dar certo, mas, pelo que conheço de F1, acho que não vai. A Force Indian fez algo semelhante, não sei se surpreende, não acredito muito.

 Ferrari F2012 e seu bico a lá Lego.

O assunto final é a falta de espaço, no momento, para o Rubens Barrichello continuar na F1 e completar sua 20ª temporada. Eu sempre fui defensor do Rubinho, nas ultimas duas temporadas sempre destaquei que seu desempenho foi muito acima da média para o que a Williams fez, carros horrorosos. Eu sinto não vê-lo no grid esse ano, afinal, foram 19 anos o vendo lá, por outro lado, prefiro que ele fique longe da categoria a ter que pilotar para uma equipe pequena sem poder mostrar seu potencial. Há a possibilidade dele correr na F-Indy, bom, seria muito bacana, tirando o fato do risco nos ovais, mas pode ser um novo desafio e creio que terá muito sucesso por lá. Outra possibilidade é uma volta à categoria no lugar de algum piloto que não corresponda às expectativas. 

 Rubinho!!!

O que eu desejo é toda a felicidade ao Rubens, sinceramente, seja onde for, na Indy, em outra ocupação, com a família ou em um futuro retorno. E, valeu muito por tudo que fez na F1, sua perseverança e postura servem de exemplo a uma sociedade que está de cabeça para baixo.

Até a próxima!