Caros Amigos!
Essa será a primeira vez que eu comento sobre a temporada toda em um apanhado geral, e também comentarei sobre o mercado de pilotos.
Não preciso falar sobre a temporada perfeita do Vettel, seria repetitivo, o garoto foi perfeito, só não ganhou mais corridas, pois nas duas ultimas teve uma quebra de suspensão e um “problema” com a caixa de cambio.
Quanto ao desempenho dos demais pilotos, vamos começar pela McLaren. Jenson Button, que venceu três corridas e se manteve regular por toda a temporada, foi um vice-campeão com muitos méritos, muito forte o ano todo. Hamilton sempre é um destaque, se não pelo piloto veloz, pela audácia e, até uma certa, irresponsabilidade ao pilotar, venceu três corridas, como seu companheiro, mas não se manteve regular, e andou se “estranhando” com o Massa. Acredito que a McLaren vem muito bem em 2012.
Na Ferrari, Fernando Alonso levou o carro nas costas, o carro se mostrou bem inferior ao que a equipe pode fazer, ainda conseguiu uma vitória na Inglaterra e alguns pódios. O Massa ficou se pegando com o Hamilton e não teve um bom ano, muito abaixo do que fez o companheiro, prometeu vir forte para o ano que vem. Particularmente, eu não acredito na Ferrari para 2012.
Na Mercedes um bom desempenho, mas sem pódios esse ano, Rosberg é um bom piloto, rápido e que está dando uma dor de cabeça para seu companheiro, que é só o Heptacampeão, Schumacher, que evoluiu muito do ano passado para esse ano, foi mais combativo e até ameaçou um pódio no Canadá. O que me chamou atenção na Mercedes foi a velocidade que esse carro teve em retas, muito veloz, Hamilton que o diga ao passar várias voltas atrás do Schummy em Monza. Espero uma Mercedes forte.
Na Renault, uma das maiores bobagens da temporada. Conferindo a classificação o que me surpreende? O Heidfeld, em onze provas, marcou 34 pontos, já o Petrov em toda a temporada marcou 37, e o “aclamado” Bruno Senna, marcou pífios 2 pontos. Será que a grana do Senna valeu a pena? Será que os 2 pontinhos dele trouxe o retorno financeiro que valesse a pena? Eu acredito que não, manter Heidfeld seria o melhor. O Bruno anda bem em treinos, mas treino é treino, corrida o papo é outro, o desempenho dele em corrida beira ao ridículo, cansei de ver ele disputar posições com a Lotus malaia. E vem o pessoal falar que a Renault está satisfeita com o desempenho? Só se a grana for MUITO alta para ele ficar lá.
A Force Indian é uma equipe que cresceu e se estabeleceu entre as equipes médias, ali brigando com Renault, Toro Rosso e Sauber, ainda precisa crescer muito para pleitear vitórias ou até mesmo pódio, tem potencial, só resta saber se tem material humano e financeiro para isso.
A Toro Rosso é uma equipe com combustível financeiro, mas, na minha opinião, com pilotos de segunda linha, que eu não os colocaria nem na Hispânia.
A Sauber já é clássica, anos de experiência com Peter Sauber, se tiver combustível financeiro tem tudo para crescer. Dos seus pilotos, o Kobayashi eu acho um piloto espetacular, 30 pontos no campeonato, com esse carro, é muita coisa. Chegou a andar em segundo no Canadá, e marcou mais que o dobro do seu companheiro, o mexicano Sérgio Perez, que vem com uma ajudinha da Claro, claro.
A Williams teve um ano tenebroso, muito ruim para o nosso Rubinho, que merece ter um carro melhor, ele ainda é rápido e pode sim fazer bonito, no lugar do Webber teria dado mais trabalho. Agora é ver se tem lugar em 2012, mas como eu já disse aqui, se tiver ótimo, se não já fez muito bonito!
As demais equipes, não tem muito do que comentar, a não ser o nítido crescimento da Lotus, Caterham, que, pelo décimo lugar entre os construtores, leva um cash extra para 2012. Acredito que continua crescendo, e espero que mantenha a pintura, eu acho saudosista e linda aquela pintura da Lotus clássica de Jim Clark.
Uma excelente notícia é a volta do Kimi Raikkonen, eu acho ele um pilotasso, e tem um estilo irreverente que faz falta na F1, fala o que pensa, toma umas e outras e nos diverte. Como em 2009, na China, uma chuva torrencial, os pilotos angustiados no grid – sob bandeira vermelha – e ele nos boxes da Ferrari, de roupa trocada, latinha de refrigerante em uma mão e sorvete na outra.
Aproveitando o “deboche” do Kimi, vou terminar com a minha visão do espetáculo dado por Nelson Piquet em Interlagos, foi lindo, saudoso e emocionante ver ele naquele carrão de 81, mas andei lendo umas criticas ao fato dele ter erguido a bandeira do Vasco na última volta. Algumas críticas agressivas até, o que eu acho uma falta de respeito e educação enorme! O Nelson tem o direito de manifestar sua paixão pelo seu clube, tem o direito de brincar com a torcida paulistana e até debochar do Galvão, para quem não viu, ele disse de dentro do carro e rindo: “Ae Galvão, olha a bandeira do Vascão!!”. O povo desse país, está mais preocupado em perder tempo com falso moralismo, em criticar as atitudes pessoais dos outros, em assistir novela e ouvir música ruim, do que cobrar mudanças e melhorias, o fim da corrupção, transparência, honestidade, etc... por isso que é essa bela M****!!!
Logo mais colunas históricas!