segunda-feira, 28 de junho de 2010

GP da Europa – Valência


Meus colegas, vamos ao GP da Europa, no circuito de rua de Valência.

Nos treinos a surpresa negativa foi a Mercedes, que ano difícil o dela, justo na volta do Schumacher, terá que trabalhar muito o Mr. Ross. Vettel com a Red Bull na pole não é novidade, mas as duas Williams entre os dez primeiros é.

Na corrida, uma péssima largada do Webber, caindo várias posições fazendo a sua equipe escolher uma tática de corrida diferente, mas que resultou na lambança, que vou falar a respeito depois.

 Largaram!

A vitória do Vettel foi merecida e ainda mostra que, na média entre os circuitos, a equipe das asas é a melhor. McLaren é a mais próxima, e mais constante. Ferrari, eu já considero fora, ainda mais que vemos um Alonso carregando o carro nas costas, e reparando na câmera onboard vemos o espanhol fazendo curvas, totalmente, quadradas, fora um certo desespero que “príncipe das Astúrias” vem mostrando em declarações bem ao seu estilo, ou seria melhor estilo do seu “grande” empresário?

 Vettel e sua Red Bull

Sobre o acidente do Webber com o Kovalainen, o que posso dizer? Acho que o Webber e a Red deveriam estar mais atentos ao se aproximar de uma Lotus, porque, se a diferença de velocidade é tão grande, pra que tentar pegar o vácuo? Como o homem da campanha do “cala boca” sempre tem que achar um culpado ele critica o piloto da Lotus, claro. Eu, particularmente, não acho que temos que caçar as bruxas dessa forma, acidente é acidente, ponto final. Não sei se já disse isso aqui, mas não sei o porquê dessa frescura com as novatas, primeiro que elas foram sacaneadas pela FIA (o que não é novidade ela fazer isso com alguém), e segundo que, nos anos 80, tínhamos duas categorias distintas sento a diferença até maior que a de hoje, onde tínhamos carros turbinados correndo junto aos aspirados, e o detalhe é que os carros não eram essas finurinhas que são hoje, eram carros muito robustos, para quem não lembra, procure fotos da McLaren Porsche do Prost de 85, só como exemplo.

 Webber e sua "Red Bull te da Asas..."

Outro ponto que quero levantar aqui são os problemas com safety car, as regras precisam ser revistas, não se pode deixar um carro PARADO nos boxes somente porque outros estão passando. O que é menos seguro? Sair dos boxes com os carros em velocidade de safety ou em velocidade de corrida? Nem precisamos pensar muito para responde, além de que, tem a tal da linha branca. Outra coisa, a Ferrari subiu nas tamancas por causa do safety, mas a única coisa que mudaria ali seria a presença do Hamilton a frente deles, só, não teriam a mínima chance de ganhar a corrida. Espertas foram McLaren e Williams com seus pilotos e sorte teve o Vettel por estar a frente quando o carro entrou na pista, sorte e competência. 

Quanto aos brasileiros o destaque vai TODO para Rubens Barrichello, que depois de 18 anos de F1 ainda consegue proezas difíceis de acreditar, levar sua Williams – acho o carro bom mas falta motor – ao quarto lugar, a frente de Ferrari, Renault, Force Indian, está muito de parabéns!! Já os demais, foram os demais, eu não consigo me conformar com o Massa, de Ferrari passar toda uma corrida atrás de uma Toro Roso, nem sequer ameaçar, é parece mesmo que a renovação deu aquela tranqüilizada, pena para ele. Eu fui o único que defendeu que, para ele era muito mais negócio trocar de posto com o Kubica do que ficar na Ferrari na sombra do Alonso, que sabemos, não é fácil.

 Rubens Barrichello

Para finalizar eu não poderia deixar de falar do NOME da prova, Kamui Kobayashi, mas que CORRIDASSA!! Aproveitou o acidente, não entrou nos boxes, subindo para a terceira posição. Quando todos pensavam que fosse, facilmente, superado pelo Button, eis que permaneceu quase toda a corrida a frente da McLaren. Sendo obrigado a parar para trocar os pneus, outra regra que eu acho discutível, caiu para a nona posição logo atrás do Buemi e Alonso. Tendo poucas voltas para terminar a corrida, passou Alonso de forma arrojada, e na última curva da última volta passou o Buemi da mesma forma. Simplesmente brilhante e preciso. O Koba é um piloto que merece atenção das equipes maiores, pois é um talento raro na F1. Um detalhe é que é um dos poucos, se não o único, piloto japonês que está na F1 sem que a equipe ou motor seja também japonês, logo, tem talento!

 Koba em sua Sauber BMW Ferrari

Vettel no pódio, que a TV não mostrou...


Peter Sauber e Koba, olha a felicidade do chefe.


Que venha a velha Silverstone!