terça-feira, 29 de novembro de 2011

Temporada de 2011


Caros Amigos!

Essa será a primeira vez que eu comento sobre a temporada toda em um apanhado geral, e também comentarei sobre o mercado de pilotos.

Não preciso falar sobre a temporada perfeita do Vettel, seria repetitivo, o garoto foi perfeito, só não ganhou mais corridas, pois nas duas ultimas teve uma quebra de suspensão e um “problema” com a caixa de cambio.

Quanto ao desempenho dos demais pilotos, vamos começar pela McLaren. Jenson Button, que venceu três corridas e se manteve regular por toda a temporada, foi um vice-campeão com muitos méritos, muito forte o ano todo. Hamilton sempre é um destaque, se não pelo piloto veloz, pela audácia e, até uma certa, irresponsabilidade ao pilotar, venceu três corridas, como seu companheiro, mas não se manteve regular, e andou se “estranhando” com o Massa. Acredito que a McLaren vem muito bem em 2012.

Na Ferrari, Fernando Alonso levou o carro nas costas, o carro se mostrou bem inferior ao que a equipe pode fazer, ainda conseguiu uma vitória na Inglaterra e alguns pódios. O Massa ficou se pegando com o Hamilton e não teve um bom ano, muito abaixo do que fez o companheiro, prometeu vir forte para o ano que vem. Particularmente, eu não acredito na Ferrari para 2012.

Na Mercedes um bom desempenho, mas sem pódios esse ano, Rosberg é um bom piloto, rápido e que está dando uma dor de cabeça para seu companheiro, que é só o Heptacampeão, Schumacher, que evoluiu muito do ano passado para esse ano, foi mais combativo e até ameaçou um pódio no Canadá. O que me chamou atenção na Mercedes foi a velocidade que esse carro teve em retas, muito veloz, Hamilton que o diga ao passar várias voltas atrás do Schummy em Monza. Espero uma Mercedes forte.

Na Renault, uma das maiores bobagens da temporada. Conferindo a classificação o que me surpreende? O Heidfeld, em onze provas, marcou 34 pontos, já o Petrov em toda a temporada marcou 37, e o “aclamado” Bruno Senna, marcou pífios 2 pontos. Será que a grana do Senna valeu a pena? Será que os 2 pontinhos dele trouxe o retorno financeiro que valesse a pena? Eu acredito que não, manter Heidfeld seria o melhor. O Bruno anda bem em treinos, mas treino é treino, corrida o papo é outro, o desempenho dele em corrida beira ao ridículo, cansei de ver ele disputar posições com a Lotus malaia. E vem o pessoal falar que a Renault está satisfeita com o desempenho? Só se a grana for MUITO alta para ele ficar lá.

A Force Indian é uma equipe que cresceu e se estabeleceu entre as equipes médias, ali brigando com Renault, Toro Rosso e Sauber, ainda precisa crescer muito para pleitear vitórias ou até mesmo pódio, tem potencial, só resta saber se tem material humano e financeiro para isso.

A Toro Rosso é uma equipe com combustível financeiro, mas, na minha opinião, com pilotos de segunda linha, que eu não os colocaria nem na Hispânia.

A Sauber já é clássica, anos de experiência com Peter Sauber, se tiver combustível financeiro tem tudo para crescer. Dos seus pilotos, o Kobayashi eu acho um piloto espetacular, 30 pontos no campeonato, com esse carro, é muita coisa. Chegou a andar em segundo no Canadá, e marcou mais que o dobro do seu companheiro, o mexicano Sérgio Perez, que vem com uma ajudinha da Claro, claro.

A Williams teve um ano tenebroso, muito ruim para o nosso Rubinho, que merece ter um carro melhor, ele ainda é rápido e pode sim fazer bonito, no lugar do Webber teria dado mais trabalho. Agora é ver se tem lugar em 2012, mas como eu já disse aqui, se tiver ótimo, se não já fez muito bonito!

As demais equipes, não tem muito do que comentar, a não ser o nítido crescimento da Lotus, Caterham, que, pelo décimo lugar entre os construtores, leva um cash extra para 2012. Acredito que continua crescendo, e espero que mantenha a pintura, eu acho saudosista e linda aquela pintura da Lotus clássica de Jim Clark.

Uma excelente notícia é a volta do Kimi Raikkonen, eu acho ele um pilotasso, e tem um estilo irreverente que faz falta na F1, fala o que pensa, toma umas e outras e nos diverte. Como em 2009, na China, uma chuva torrencial, os pilotos angustiados no grid – sob bandeira vermelha – e ele nos boxes da Ferrari, de roupa trocada, latinha de refrigerante em uma mão e sorvete na outra.

Aproveitando o “deboche” do Kimi, vou terminar com a minha visão do espetáculo dado por Nelson Piquet em Interlagos, foi lindo, saudoso e emocionante ver ele naquele carrão de 81, mas andei lendo umas criticas ao fato dele ter erguido a bandeira do Vasco na última volta. Algumas críticas agressivas até, o que eu acho uma falta de respeito e educação enorme! O Nelson tem o direito de manifestar sua paixão pelo seu clube, tem o direito de brincar com a torcida paulistana e até debochar do Galvão, para quem não viu, ele disse de dentro do carro e rindo: “Ae Galvão, olha a bandeira do Vascão!!”. O povo desse país, está mais preocupado em perder tempo com falso moralismo, em criticar as atitudes pessoais dos outros, em assistir novela e ouvir música ruim, do que cobrar mudanças e melhorias, o fim da corrupção, transparência, honestidade, etc... por isso que é essa bela M****!!!

Logo mais colunas históricas!

domingo, 27 de novembro de 2011

GP do Brasil – Interlagos 2011


Caros amigos!

Depois de me ausentar do GP de Abu Dahbi, cá estou novamente para fechar a temporada.

GP do Brasil é mesmo especial, Interlagos é uma pista fantástica (eu acho que era mais no traçado original), essa expectativa de chove, não chove é um grande barato!

 Hamilton homenageando Ayrton Senna.

Nos treinos deu a lógica, destacando um excelente trabalho do Bruno Senna e do Rubinho, nono e décimo segundo, respectivamente. E claro, Vettel recordista de poles em uma temporada, só 15!!!

 Vettel, campeão e recordista!
 
A corrida foi bem sem graça, nenhuma emoção tirando a, magistral, ultrapassagem do Alonso no Button no Laranjinha, surreal! E a bobagem que o Senna fez ao tentar espalhar para cima do Schumacher. Nesse lance, até Galvão acabou concordado, meio contrariado, com a punição, mas ela foi merecida. O que eu acho é que o Bruno não tem ritmo nem tática de corrida, ele anda bem, nos treinos, na hora que coloca o povão do lado ele acaba se perdendo, não era hora de brigar com um piloto osso duro como o alemão, seria mais inteligente deixar ele passar e depois tentar dar o troco. Falo isso porque estragou a corrida, caiu lá pra trás e, como já virou hábito, ficou brigando com as Lotus Malaias... 

 E lá vem eles!

 Alonso, já na frente do Button.

Vitória de Mark Webber, um premio para quem não fez muita coisa na temporada, e um problema meio suspeito do companheiro, não acham? Acredito que o Burti matou a charada.

O vice do Button foi mais que merecido, ele se adaptou perfeitamente às novas regras, pilotou demais e, não sendo pelo Vettel, bateria um Webber com o melhor carro.

O momento mais emocionante, para mim, foi a homenagem ao Nelson Piquet, espetacular ver ele andar com aquela Brabham BT49C de 81, eu era muito pequeno quando, brincando na sala de casa, meus pais e meus tios acompanhavam aquela corrida sofrida do título. Eu não entendia nada daquilo, mas já curtia aqueles carros lá correndo. Foi uma tarde de domingo espetacular! Aposto que muitos também recordaram de coisas boas ao ver aquele carro branco e azul desfilando em Interlagos hoje. Rivalidade de lado, eu sou um grande fã do Piquet, comecei a vibrar e torcer com as vitórias dele, até porque a primeira temporada que eu acompanhei inteira foi 86. Mais que justa a homenagem, um dos gênios do automobilismo, um grande vencedor! Parabéns Nelsão!

 Nelson Piquet

O ano foi perfeito para o Vettel, e a temporada foi espetacular, muitas ultrapassagens, apesar do domínio do alemãozinho, teve SIM emoção, que o diga Hamilton e Massa...

Vale ressaltar que pode ter uma despedida nessa corrida, Rubinho pode ter feito a sua ultima corrida, eu torço para que não, que ele assine com a Renault ou Williams e que corra mais um ano, até Schumacher torce por isso!! Mas se não, Rubinho, você é um gigante! Valeu muito todos esses 19 anos!

 Rubens Barrichello

E que venha 2012!!! Mas antes vou postar algumas colunas históricas.

 Festa para os grande campeções de 2011!

domingo, 30 de outubro de 2011

GP da Índia - Jaypee 2011


Caros amigos!

Depois de não postar sobre o GP da Coréia estou de volta. Não escrevi pois não tive a menor animação de escrever nada depois da terrível perda do Dan Wheldon na Indy e do Simoncelli na Moto GP. No fim de semana na Índia, muitos pilotos prestaram homenagens ao Wheldon e ao Supersic.

 Homenagem de Jenson Button para Dan Wheldon
 

 Homenagem de Jarno Trulli para Simoncelli

Nos treinos tivemos o obvio, Vettel na pole position. Será que alguém pode com esse garoto? Acho que esse ano não, acho que o vice do Button será chegando em segundo.

Na corrida, uma largada tumultuada, com toques, o Rubinho perdendo o bico, o Koba abandonando, o Trulli também tocando, uma verdadeira confusão. Por outro lado, uma excelente largada do Bruno Senna e do Schumacher, olha que desde a volta eu não vejo o alemão andando tão como nos velhos tempos como de Spa para cá.

 Lá vem eles!

Uma corrida com muitas ultrapassagens e alternativas, o Button segurando bravamente o Webber e o Vettel, só na tranqüilidade, abrindo, o Massa pressionando o Alonso, mas é para inglês ver. Falando em Massa e inglês, mais uma vez o Felipe e o Lewis se pegaram pela pista, está parecendo até uma atração irresistível... novamente vou discordar da narração oficial da prova, o Felipe precisa ter mais calma, o Hamilton colocou lado a lado e por dentro, quando foi nos freios para fazer a curva o brasileiro veio como um touro louco para cima e bateram. Esse tipo de manobra, viu Massinha, é para um Nelson Piquet, como no GP da Autrália em Adelaide de 1990 onde ele executou com maestria em cima do Nigel Mansell, mas o normal seria contornar por fora e tentar recuperar na próxima tangência. Acho que o Felipe precisa ter mais paciência, ele tinha errado dando a chance de ser ultrapassado e, Lewis Hamilton, é dos caras que não afinam para ninguém, logo, é melhor ser mais inteligente e não forçar tanto a barra, como dizia Fangio: “nem sempre o carro mais rápido ganha a corrida”.

 A dupla explosiva - Massa e Hamilton

Destacar a vitória do Vettel já virou algo corriqueiro, sem mais. Button em segundo e Alonso em terceiro também. Já, Webber em quarto, não, a performance está muito abaixo do esperado.

Permito-me destacar um veterano, Michael Schumacher, largou em décimo primeiro e terminou em quinto, tomando a posição do companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, ao melhor estilo do alemão, voltas rápidas antes de depois da parada para trocas de pneus.

 Michael Schumacher e sua Mercedes

Outro destaque, foi a presença ilustre do genial Rowan Atkins, o Mr Bean, nos boxes da McLaren, e a sua reação caricata após o acidente entre o Massa e o Hamilton, bem conhecida dos fãs do personagem.

Para finalizar, Bruno Senna. Fez uma grande largada, uma boa corrida e uma estratégia desastrosa. Parece que as coisas estão ficando complicadas para ele. Particularmente, eu torço para que ele supere as expectativas, se mantenha na F1 e consiga uma trajetória digna do nome. Mas acho que pode pintar outro brasileiro na Lotus ano que vem.

 Festa dos vencedores!

É isso, até Abu Dahbi

domingo, 9 de outubro de 2011

GP do Japão - Suzuka 2011

Caros Amigos!

Fim de papo, 2011 já terminou, pelo menos no que diz respeito ao campeonato de pilotos da F1. Na verdade ele já está definido faz tempo em prol do genial Sebastian Vettel, sim, genial!!

 Sebastian Vettel, o nome do ano!

Nos treinos, apenas uma surpresa, Kobayashi largando em sétimo, os demais como de costume, Vettel na pole novamente. Bom treino do Bruno Senna.

Na corrida uma largada até conturbada com o Alemãozinho jogando o carro para cima do Button, com uma péssima largada do Koba e outra do Senninha. As Force Indian largaram muito bem assim como o russo Petrov (que alguns acham a nona maravilha do mundo, eu acho um piloto normal e só!).

 E lá vem eles! E o Button na grama...

Meu destaque vai para um piloto regular, com direção suave e precisa, um verdadeiro “Lord Inglês” no volante, Jenson Button. Ele está fazendo um belo campeonato, vencendo corridas, como a apoteótica em Montreal e é forte candidato ao vice-campeonato.

 Jenson Button

Outro destaque é o Bruno Senna, como já falei, ele parece ser um cara muito legal, gente boa mesmo! Vai muito bem na classificação, mas na corrida se enrola todo, não pode, não tem desculpa, tem que se impor, não pode levar chega pra lá, cair para 19º e passar várias voltas colado na Lotus do Kovaleinen e não conseguir passar. Já mencionei isso aqui, a F1 é para leões que chegam e tomam seu espaço na PORRADA! Cordeirinhos vão ficar sempre para trás e choramingar enquanto dão desculpas esfarrapadas.

 Bruno Senna

Outra vez o Massa acabou se engafinhando com Hamilton, bom, sim o Hamilton é dos leões que não tomam chega pra lá, ele dá. Sim, concordo que ele foi para cima do Massa, porém, o que o Macarrão tem na cabeça de tentar passar naquele ponto e por fora? Tem que ter paciência, esperar, entrar colado na reta, usar asa e kers e pronto. Ele mesmo tomou duas ultrapassagens assim. E outro ponto, já disse, o Felipe precisa procurar outro time, a Ferrari não é mais para ele.

O destaque principal não poderia deixar de ser para o gênio, o fenômeno, Sebastian Vettel, ele foi, simplesmente, absoluto durante o ano todo! Claro que não seria tão fácil sem outro gênio, Adrian Newey, mas o Webber tem o mesmo carro e... Faltam quatro provas, faz tempo que não temos um campeonato com tamanha soberania de um piloto. Vettel é o mais jovem bi-campeão da Formula 1, e já pinta como o mais jovem tri-campeão, pois, para a próxima temporada, nada muda, mesmos pilotos nas equipes de ponta, logo, minha conclusão pode não ser tão absurda, a não ser que a McLaren acerte um foguete. Não acredito na Ferrari.

 Festa para o Campeão!

Por fim, parece que Rubens Barrichello está sentindo que sua hora está chegando, sua aposentadoria está perto e os seus desempenhos mostram um certo abatimento. Mas faz parte, e é melhor do que ficar se arrastando dentro de um carro de uma equipe ultrapassada que sobrevive na atual F1. Que não me faça a besteira de ir para uma Virgin da vida. Vá correr umas Indy 500 ou até uma temporada por lá, ou umas provas na Nascar. Mas a vida dá voltas, quem sabe, ele não consiga uma proposta e continue. Que venha o melhor para ele!

 Rubinho, aposentadoria?

Vettel, Vettel e Vettel, esse é o nome da F1!

 Festa da Red Bull, com Horner, Vettel, Newey e... Jackie Chan?!?!?!? 

Vettel, bi-campeão de F1

Até a Korea!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

GP de Cingapura - 2011


Caros amigos!

Esse post será um pouco diferente dos costumeiros. Comentar sobre a corrida me parece secundário diante de tanta hipocrisia que eu li por aí.

Vettel já é campeão. PONTO.

O que eu quero comentar é sobre o acidente de corrida envolvendo o Massa e o Hamilton. Primeiro quero deixar minha opinião, são dois piloto que estão em categorias de talento diferentes, há um abismo entre o talento de um e do outro, Lewis é fenômeno, o Massa é um bom piloto, só. Segundo, que é muita contradição criticar tanto o inglês, pois se nada acontece nas corridas, as corridas são chatas, se um piloto passa “por cima” de um lerdo, o cara é inconseqüente, acho que a Globo deveria encomendar uma pesquisa com os VERDADEIROS fãs de F1 para ver o que eles preferem, ver o trenzinho sem ultrapassagem ou o cara indo para cima sem medo e passar custe o que custar? É hipocrisia criticar a forma de Hamilton pilotar porque o “queridinho” dos brasileiros na F1 pilotava de forma até mais agressiva e inconseqüente. O Senna era o que? Um Lord nas pistas? Acho que não. 

 Tá aí o Hamilton furando o pneu do Massa de "propósito"...

Também é hipocrisia criticar as atitudes dos outros pilotos como o Kobayashi e o Vettel o foram, e não criticar da mesma forma quando um brasileiro faz a mesma coisa. Se não me engano, no Japão em 2008 o Felipe Massa jogou o carro para cima do Hamilton, o fazendo rodar e voltar em ultimo, e NINGUÉM falou NADA!!! Estavam disputando o título, e ontem não era disputa de NADA, apenas posição. Agora, Sr Felipe Massa, se o Sr estivesse disputando um belo campeonato, brigando por vitórias, eu até te daria razão em procurar o Hamilton e dizer: “Good Job, ahhnnn??!!”.

Pois é, eu te pergunto a mesma coisa Massa: “Good Job, ahhnnn??!!”, que belo trabalho o Sr anda fazendo na Ferrari, sempre atrás do Alonso, sempre reclamando aqui, reclamando ali, e a culpa da sua falta de competência é problema dos outros?

Outro ponto que me deixa desanimado é essa cretina insistência em querer vender pilotos brasileiros como grandes pilotos e futuros campeões. Olha, isso é propaganda enganosa, circunstancialmente pode acontecer, mas, para ser franco, não acredito. O Bruno Senna chegar em 15º com uma Renault é muita incompetência, é como ser a pior equipe, pois atrás só as novatas que ainda precisam evoluir muito para serem médias. Mas vão dizer que chegou na frente do Petrov, nossa que GRANDE FEITO! O Russo conseguiu o feito de chegar atrás do Kovalainen com a Lotus, equipe que tem ainda muito chão para crescer.

Para não ser injusto, ainda o melhor brasileiro é o Rubinho, mas está no final da carreira, no limite, não sei se ele terá um carro vencedor nas mãos novamente. Pouco provável.

Mas quanto ao campeonato, ele está sendo, inteiramente dominado pelo melhor piloto e melhor carro, ou seja, melhor conjunto, justo. Vettel Bi-campeão de F1. 

 Os merecidos vencedores

 O Vettel tem motivos para sorrir à toa!

Até o Japão!!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

GP da Itália – Monza 2011


Caros amigos!

Estou de volta para o post do GP de Monza, sempre esperado e aclamado por todos que são fãs de Formula 1.

Nos treinos Vettel fez mais uma pole, o garoto está mesmo fazendo toda a diferença no ano, claro que a Red Bull tem um carro espetacular, porém, Webber nem chega perto.

Na corrida uma largada daquelas, confusão, batidas carros importantes fora! Isso é Monza! Corridas de recuperação, ultrapassagens, alternativas e muitas disputas!

 Lá vem eles!

Vamos direto para os destaques. Vettel, já tinha dito que ele seria Bi tem alguns posts, mas o garoto é mesmo genial! Fenomenal e está impecável! E ainda fez os “tifosi” ficarem da cor da Ferrari de raiva ao ultrapassar Fernando Alonso. Merece muito e, Schummy, cuidado que pode estar pintando a quebra dos seus recordes, será?

 Vettel! Sensacional!

Destaque para a grande corrida do Jenson Button, sempre constante, buscou um sempre combativo Alonso e garantiu seu lugar no pódio. Uma curiosidade do Jenson é que ele é dos raros pilotos que chegam de mansinho na F1 e vão crescendo, teve sua grande chance e agarrou, foi campeão, agarrou a proposta da McLaren e desde o ano passado vem fazendo belos campeonatos e ganhando corridas. Mais adiante vocês saberão o porque falei isso.

 Jenson Button

Outro destaque não vai para um piloto em específico, vai para uma disputa que foi sensacional, de alto nível, Schumacher x Hamilton. Eu acho os dois pilotos fabulosos, fenomenais e com uma combatividade incrível, o alemão mais comedido, mais calculista, mas que vende muito caro uma disputa e o inglês é daqueles que enche os olhos com sua agressividade, destempero e, até, certa inconseqüência. Mas alguns “entendidos” o criticam por dar o show que o VERDADEIRO fã quer ver. Foi impressionante ver como a Mercedes anda em retas, nem com a asa aberta, no vácuo e empurrado pelo Kers o Hamilton conseguia chegar para passar, mas depois de tanto tentar conseguiu. Isso é que o apaixonado pelo esporte quer ver, e não um monte de baboseiras narradas segundo interesses de não sei quem, pior é que a imprensa “especializada” vai toda atrás dessas ladainhas enganosas.

 Schumacher X Hamilton, disputa espetacular!

Bom, vamos ao ponto onde quero chegar. Eu estou totalmente decepcionado com a imprensa “especializada” em Formula 1 daqui. Estou cansado de ler comentários tendenciosos que não retratam a verdade do esporte e criam expectativa nos “patriotas” de plantão de que vamos ter um piloto campeão ou um sul-americano qualquer. Eu também torço para o Rubinho, para o Bruno, mas nunca serei irresponsável em dizer que eles são pilotos geniais como um Vettel, Alonso, Schumacher, Hamilton ou um destemido como o Kobayashi. São bons pilotos que podem ser campeões sim, mas circunstancialmente. O grande piloto não pede passagem, chega como um FURACÃO como TODOS esse que eu mencionei anteriormente. Vettel estreou marcando pontos pela BMW, ganhou corrida com a Toro Roso, Alonso estreou na Minardi e colocava 2 segundos no companheiro de equipe e marcou pontos (feito comparado a marcar pontos com a Hispânia), Schumacher nem se fala, classificou uma Jordan em 7º em Spa (como se fizer a mesma coisa com a Lotus Malaia), Hamilton estreou com um 3º lugar e venceu a primeira corrida na sua sexta participação da carreira, Kobayashi estreou no Brasil dando um baile no Button o segurando por várias voltas e já marcou pontos na segunda corrida e NÃO herdou várias posições... e nem com todo talento tem lugar em uma grande equipe. Sabem qual foi o ultimo piloto brasileiro a fazer isso na F1? Ayrton Senna. E isso tem 28 anos, quando ele pilotou uma Toleman e fez chover! E ele, no lugar do sobrinho depois do GP de ontem, não diria que estava feliz, diria que chegou em 9º, que o objetivo dele seria correr para ganhar a próxima corrida. Quem se contenta com pouco tem pouco e acredita em estórinhas.

Não quero ser repetitivo mas PASSOU DA  HORA DE REVERMOS A ESTRUTURA DO AUTOMOBILISMO NACIONAL! Se queremos ter, novamente, campeões na F1, vamos deixar quem tem TALENTO disputar os campeonatos e ter os patrocinadores e não os que compram a felicidade com dinheiro mas tem um verdadeiro talento para ficar de papo para o ar sem fazer nada... 

 Festa dos vencedores, mas onde está o Webber?

E que venha Cingapura!


domingo, 28 de agosto de 2011

GP da Belgica – Spa Francorchamps 2011


Caros amigos!

Depois de um mês sem F1, cá estou de volta para comentar esse GP espetacular, da Bélgica, e dá gosto de assistir essa nova fase da F1.

Nos treinos uma circunstância inusitada – chuva – com pilotos de ponta ficando para trás como Button e Alonso. Por outro lado, o Bruno Senna foi muito bem em sua volta com um sétimo lugar e o Felipe também merece destaque por um espetacular quarto.

 E lá vem eles!

Na corrida, uma largada tumultuada com o Bruno perdendo o ponto de freada e tirando o Alguersuari da prova e jogando a própria corrida pelo ralo, eu gosto do Bruno, mas tenho cá minhas dúvidas quanto ao seu talento. Uma excelente largada do Koba e uma espetacular do Schumacher, passou em décimo quarto ao final da primeira volta.

Falando no Koba, hoje ele se envolveu em um acidente forte, onde ele tirou por fora no final da reta e o Hamilton acabou tocando no seu carro, saindo da pista e batendo forte. Infelizmente terminou mais cedo a corrida do Lewis e a do Koba acabou prejudicada por parar nos boxes com o safety car na pista, mas, para felicidade o inglês não teve maiores problemas com o acidente, o mais importante foi a declaração do Hamilton depois de ver o replay: “Depois de assistir o replay, eu vi que foi 100% minha culpa. Eu não dei espaço suficiente para o Kobayashi que pensei ter dado. Me desculpo com o Kamui e com o meu time.”. Resolvi colocar essa declaração pois, o narrador deixou claro que achou o japonês  culpado, ou o narrador persegue pilotos ou ele é completamente sem noção... 

Falando em McLaren, Jenson Button fez uma corrida de encher os olhos, conseguiu um pódio muito merecido, pois soube preservar os pneus (críticos para todos os pilotos) e ser rápido o tempo todo até conseguir superar Alonso e sua Ferrari.

 Button superando o Massa

Mas corrida espetacular mesmo fez Michael Schumacher, completando 20 anos de sua estréia na F1, nesse mesmo GP da Bélgica, o alemão só não fez chover, largou de forma magnífica, superou os adversários na pista e chegou em quinto lugar depois de ter largado em ULTIMO. Essas coisas que não se vê em todas as corridas, fantástico! Para coroar a comemoração dos 20 anos.

 Michael Schumacher

Como não poderia deixar de destacar, Vettel preciso, sem erros, bela estratégia e mais uma vitória no ano, ampliando, ainda mais sua vantagem na liderança. Na minha opinião, não perde o Bi.

 Mark Webber e duas "Asas"

Outro destaque para Mark Webber, largou mal, andou bem com pneus médios e conseguiu uma bela dobradinha para a Red Bull.

 Vettel e sua Red Bull, mais uma vitória

Brasileiros, prefiro não comentar sobre eles nessa corrida, muito fraco. O que eu prefiro falar é sobre a estrutura do automobilismo mundial. Sabe quando vamos ter outro Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna? Quando o automobilismo nacional passar a investir em quem tem TALENTO e não dinheiro ou sobrenome famoso. Coincidir que um favorecido financeiramente tenha o mesmo talento nato de um outro qualquer é muito raro, combinar talento e nascer rico é algo difícil, não acham? Imagina se os empresários locais não tivessem apostado no jovem alemãozinho chamado Schumacher? Ou a McLaren não ter investido num outro piloto fenomenal chamado Hamilton? E o Koba? Que é filho de um dono de um restaurante japonês!!! Enquanto isso... por aqui... 

Para terminar, um outro ponto. Se a F1 investir em circuitos majestosos como Spa, Monza, como era Hockeinhein, Interlagos (o antigo era melhor), as ultrapassagens viriam aos montes. Deixem pra lá os circuitos pragmáticos!!! 

 Bela imagem de Jenson Button em um circuito não pragmático.

 Festa merecida aos vitoriosos! Dobradinha das Asas!

Até Monza!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

GP da Hungria - Hugaroring 2011

Caros Amigos!

Mais um GP da Hungria, 25º da história, se não me engano. Hungaroring me faz lembrar de 1986, e aquela espetacular ultrapassagem do Nelson Piquet na curva 1, por fora no Ayrton Senna. A manobra foi classificada pelo gênio, Jackie Stewart, como: “foi como fazer um looping com um Boeing 747”. Mas o melhor de tudo isso, é ter visto isso AO VIVO.


Nos treinos o equilíbrio que se dá no momento atual do campeonato, com Vettel arrancando mais uma pole no ano mas, seguido de perto por Hamilton e Button. A boa surpresa foi a quarta posição de Massa, na frente do Alonso. E o Rubinho, mantendo a média...

Na corrida, uma largada com pista úmida, o que fez da mesma muito movimentada, azar do Massa que ficou encaixotado, fazendo perder algumas posições. Vettel manteve a ponta com Hamiltom e Button atrás. As primeiras voltas foram bem agitadas com as Mercedes tomando a frente das Ferrari e posteriormente as perdendo, mas vendo caro as posições.

 E lá vão eles!!

Ao longo da prova o que se viu foi uma grande movimentação, ultrapassagens, rodadas, escapadas e até a Renault do Heidfeld pegando fogo!

Hoje o Hamilton deu uma de Mansell mais uma vez, liderava, rodou, voltou perigosamente, foi punido, partiu para uma estratégia errada e acabou na quarta posição, saiu no lucro por tudo que aconteceu, mas vale ressaltar que, o Lewis anda demais!

 Roda a roda, disputa espetacular! Hamilton e Vettel

O Alonso também teve um dia movimentado, escapou algumas vezes, também fez uma estratégia meio equivocada, mas como tem um “largo” do tamanho da Lua, acabou indo ao pódio. Seu companheiro de equipe teve uma bela e movimentada prova, ultrapassou o Rosberg três vezes, mas acabou ficando em sexto lugar, o Felipe está andando bem porém, falta uma certa dose de sorte.

O grande destaque foi o vencedor, Button, venceu uma corrida com a sua cara, errou menor, aproveitou de uma estratégia vencedora, soube poupar seu equipamento e venceu com sobras seu segundo GP no ano. Foi assim que ele se sagrou campeão do mundo em 2009.

 Button, o grande vencedor!

E o Vettel segue ainda mais líder com esse belo segundo lugar. Grande corrida também!

Uma bela corrida, das que dá gosto de se ver!

 A McLaren incentiva a esportividade, deixa seus pilotos brigarem por posição.

Como disse Galvão, o Chatão, a F1 entra de férias e daqui um mês retoma com o GP de Spa-Francorchamp, um dos últimos templos sagrados do automobilismo na atual F1.
 Festa dos vencedores!

domingo, 24 de julho de 2011

GP da Alemanha – Nurburgring 2011


Caros amigos, estive fora do Blog nessas duas ultimas corridas. Pois é, o ano está corrido e os problema pessoais acabam atrapalhando, mas cá estou de volta.

Nos treinos uma surpresa e um anúncio do que seria a corrida, Lewis Hamilton entre as Red Bull. Eu sou fã declarado desse piloto que, para mim, é um fenômeno! Rápido e não tem muitos rodeios, vai lá para fazer o que deve fazer, correr e dar espetáculo.

Na corrida, uma bela largada do piloto inglês assumindo a ponta e outra bela largada do Massa, mas acabou atrapalhado e caindo para o sexto lugar atrás do Rosberg. Quem também largou bem foi o Kobayashi que logo, na primeira volta, estava em décimo segundo.

E lá vão eles!!!

Falando no Kobayashi, acho que a Claro deve pagar altos valores para a Globo falar bem do Perez, pois a cúpula de apresentadores da emissora puxa o saco do mexicano que é uma beleza. Ele é rápido sim, mas larga sempre mal e não tem um bom desempenho em corridas como o companheiro de equipe. Outro ponto é, o Koba está na Sauber porque mostrou serviço, foi contratado por seus méritos, e não porque trouxe dinheiro, o que infelizmente parece ser essa a máxima do esporte hoje, o talentoso é o que “rede” mais $$$$.

 Koba, o "Mito"... anda muito!!

A corrida foi cheia de alternâncias e ultrapassagens, não só nas paradas para troca de pneus, mas na pista, só como exemplo as ultrapassagens do Button e a magistral ultrapassagem do Hamilton no Alonso, simplesmente fantástica!

 Lewis Hamilton, sensacional prova!

Fora o vencedor, meu destaque hoje vai para a corrida de Felipe Massa, combativo, andando no limite, ultrapassou, segurou o Vettel, fez o que pode para se manter em quarto lugar, mas, como de costume, a Ferrari pisou na bola novamente fazendo seu piloto perder a posição nos boxes e acabando em quinto na prova. Mas, mais que a colocação vale o espírito guerreiro que o piloto mostrou durante a mesma. O porém, é o que eu falo desde o ano passado, o Massa ainda é jovem, mas, se tem ambição de ser campeão, tem que abrir mão do status de estar na Ferrari e procurar uma nova solução para a carreira, a escuderia o trata como segundo piloto de forma descarada e não dá para ficar esperando a circunstância o fazer primeiro piloto da equipe. Escrevo isso porque li que a Ferrari o confirmou para 2012, uma pena, na minha opinião.

 
 Vettel e Massa

O GP da Alemanha foi uma corrida gostosa de ser ver e semana que vem tem Hungaroring.

 Alonso e Webber

Para finalizar, meus lamentos pela perda do genial Sid Mosca, grande pintor de capacetes com reconhecimento mundial. Uma grande perda para o esporte e para a arte.

 Festa de Lewis Hamilton

Até a Hungria!